A poesia épica é um gênero da literatura.
[editar]Características
A epopeia eterniza lendas a um texto em prosa que dá seu recado a respeito de séculos e tradições ancestrais, preservando-as ao longo dos tempos pela tradição oral ou escrita. Os primeiros grandes modelos ocidentais de epopeia são os poemas homéricos a Ilíada e a Odisseia, os quais têm a sua origem nas lendas sobre a guerra de Troia.
A epopeia pertence ao gênero épico, embora tenha fundamentos históricos, não representa os acontecimentos com fidelidade, geralmente reveste os acontecimentos relatados com conceitos morais e atos exemplares que funcionam como modelos de comportamento.
Epopeia é uma narrativa que apresenta com maior qualidade os fatos originalmente contados em versos. Os elementos dessa narrativa apresentam estas características: personagens, tempo, espaço, ação. Também pode conter fatos heroicos muitas vezes transcorridos durante guerras.
Epopeia é um poema épico ou lírico. Um poema heroico narrativo extenso, uma coleção de feitos, de fatos históricos, de um ou de vários indivíduos, reais, lendários ou mitológicos. A epopeia eterniza lendas seculares e tradições ancestrais, preservada ao longo dos tempos pela tradição oral ou escrita. Os primeiros grandes modelos ocidentais de epopeia são os poemas homéricos a Ilíada e a Odisseia, os quais têm a sua origem nas lendas sobre a guerra de Troia. A epopeia pertence ao gênero épico, mas embora tenha fundamentos históricos, não representa os acontecimentos com fidelidade, geralmente reveste os acontecimentos relatados com conceitos morais e atos exemplares que funcionam como modelos de comportamento. Dentre os poemas épicos podem ser citados:
[editar]Obras
- Homero: Ilíada, Odisseia
- Virgílio: Eneida
- Vyasa: Mahabharata
- Dante Alighieri: A Divina Comédia
- Canção de Nibelungo (anónima)
- A Canção de Rolando (anónima)
- Luís Vaz de Camões: Os Lusíadas
- Beowulf (anónima)
- Ludovico Ariosto: Orlando Furioso
- Hesíodo: Teogonia
- Torquato Tasso: Jerusalém Libertada
- John Milton: Paraíso Perdido
- A Epopeia de Gilgamesh (anônima)
- O poema de Digenis Akritis (anônima)
- Manuel Bandeira:Testamento
- Carlos Alberto da Costa Nunes:Brasileidas
http://pt.wikipedia.org/wiki/Epopeia
Nenhum comentário:
Postar um comentário