Topa Tudo por Dinheiro


Topa Tudo Por Dinheiro
Logotipo do programa
Informação geral
FormatoPrograma de auditório
CriadorSilvio Santos
País de origem Brasil
Produção
Apresentador(es)Silvio Santos
Exibição
Emissora de
televisão original
Brasil SBT
Transmissão original1991 - 2001
Portal Séries de televisão · Portal Televisão
Projeto Televisão
Topa Tudo Por Dinheiro foi um programa de televisão do Brasil, veiculado pelo SBT e apresentado pelo empresário e apresentador Silvio Santos. "Quem quer dinheiro?" foi um bordão muito utilizado, nas décadas de 80 e 90, quando o programa foi transmitido. Era exibido aos domingos. A estreia foi em 5 de maio de 1991, às 5 da tarde, depois o programa foi exibido entre às 20h e 22h horário antes ocupado pelo Show de Calouros. A última exibição ocorreu em 21 de Outubro de 2001, quando deu lugar ao Reality Show Casa dos Artistas, oportunidade em que era exibido as 23:00. O formato retornou em 2008, com o nome de Programa Silvio Santos, englobando também atrações dos extintos programas Qual é a Música e Hot Hot Hot.
O formato do programa é de origem estrangeira, e é licenciado para o SBT, que tem que pagar pelo uso e seguir regras rígidas.[1]

Índice

  [esconder

[editar]Cenário

O programa se passa num corredor em meio a plateia de um teatro, onde Silvio Santos distribuía dinheiro e efetuava algumas brincadeiras mais simples e no palco das cortinas, onde havia as provas mais complexas. Para trocar de um cenário para outro, o apresentador sempre dizia o bordão "Vamos para o palco,vamos topar tudo por dinheiro no palco".
Este formato alcançou uma grande popularidade entre os telespectadores da época.

[editar]Câmeras escondidas

A brincadeira consistia em esconder uma câmera num lugar público. Então, um dos atores (que se tornaram célebres, como:GibeFernando BeniniCarlinhos AguiarRuth Romcy, e o mais requisitado, Ivo Holanda) colocavam os transeuntes em situações bizarras. As câmeras mais importantes e engraçadas foram:
  • Cemitério: Consistia em um táxi branco(um Fiat Tempra), dirigido por uma caveira (controle remoto), que virava para a janela e falava para o pedestre: Vim te buscar! O pedestre, imediatamente, saía correndo. Existe também uma versão feita com uma moto.
  • Não Olhe!: Dentro de uma caixa gigante, com uma abertura, os atores ficavam gritado: É um pa pa pa… é um pa pa pa… Na caixa era pintado: Não Olhe. Porém, os mais curiosos olhavam e levavam uma torta na cara. Assim, os atores falavam: É dois pa, pa, pa e assim sucessivamente. Curiosidade: o número de pedestres fisgados chegou a 43.
  • IML: Num IML, faxineiras limpavam o chão, comentando que tinham medo de mortos. De repente, um dos "mortos", interpretado por Ivo Holanda, levantava e pedia um copo d'água. As faxineiras corriam desesperadamente.
  • Anel do defunto: Um ator foi enterrado com um anel, sendo que apenas este aparecia, e e uma nota atirada no chão, eis que Ruth Roncy pedia ajuda por não conseguir retirar o anel da terra, sendo que este, quando puxado, o ator levantava o braço rapidamente reclamando que o não deixavam descansar em paz. Foi considerada umas das melhores pegadinhas da história do programa.

[editar]Atores câmeras escondidas

[editar]Outras Brincadeiras

Além das Câmeras Escondidas, muitas brincadeiras feitas por Silvio Santos se tornaram inesquecíveis, como:
  • Três Marteladas
  • Revólver
  • Envelopes
  • Jogo da Memória
  • Shampoo de ovo
  • Jogo do Pin
  • Conte a história (com imitações de som da platéia)
  • Jogo do mais ou menos (adivinhar o preço dos produtos)

[editar]Banco Central do Brasil X Silvio Santos

Após a célebre frase quem quer dinheiro?, o apresentador fazia aviões de papel (neste caso de papel-moeda) e lançava-os ao auditório. Foi então que o Banco Central do Brasil ameaçou entrar com um processo contra Silvio Santos, alegando que Silvio estragava as notas. Silvio Santos alegou que também o povo amassava as notas, e que deveriam, portanto, processar todos que amassassem notas. O Banco Central então nada mais disse.[carece de fontes]

[editar]Audiência

Em pouco tempo o programa alcançou popularidade entre o público e também audiência. Depois da mudança de horário para às 20h o Topa Tudo passou a concorrer diretamente com o Fantástico da Rede Globoaos poucos o SBT foi aumentando seu Ibope, em 8 de setembro de 1991 aconteceu a primeira vitória em cima da revista eletrônica, liderando por 30 minutos, no dia 15 de setembro de 1991 o SBT encosta na Globo com um placar de 32 a 34 pontos. Em 22 de setembro de 1991 finalmente Silvio Santos ultrapassa o Fantástico, obtendo 36 com picos de 40 pontos no Ibope contra 31 do Fantástico, na semana seguinte ele venceu de novo com 37 pontos e picos de 41 contra 29 da Globo.[2] A guerra entre a Globo e o SBT continuaria no horário até a emissora carioca colocar no ar o sitcom Sai de Baixo em 1996 dando a liderança novamente à Globo nas noites de domingo, outra grande audiência do Topa Tudo por Dinheiro foi em 5 de Novembro de 2000, quando o programa conseguiu picos de 27 pontos e média de 22 pontos.[3]

[editar]Antecessor

O antecessor do Topa Tudo, denominado Tudo por Dinheiro fora produzido entre os anos de 1985 e 1989, e exibido às sete horas da noite. A principal atração eram as Câmeras Escondidas.

[editar]Sucessor

Em 1º de junho de 2008 o programa retornou ao ar como Programa Silvio Santos, com a inclusão de quadros consagrados e pitadas de antigos programas como Qual é a Música? e Hot Hot Hot. Houve retorno de características consagrada do antigo programa, tais quais:
  • A frase "Quem quer dinheiro?", por exemplo, muito popular nos anos 80 e 90;
  • "Aviõezinhos" de dinheiro jogados à plateia;
  • Pegadinhas, "Câmeras escondidas";
  • Brincadeiras no palco;
  • Trilha sonora "Ritmo de Festa";

Referências

[editar]Ver também

[editar]Ligações externas



http://pt.wikipedia.org/wiki/Topa_Tudo_por_Dinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário