Porta da Esperança


Silvio Santos no Teatro Abril em São Paulo.
Porta da Esperança foi um quadro do Programa Silvio Santos, um programa de auditório dominical exibido pelo SBT nas décadas de 1980 e 1990. Foi apresentado sempre por Silvio Santos.

[editar]Conteúdo

O quadro baseava-se na assistência aos telespectadores, sendo considerado o primeiro programa assistencialista da televisão brasileira, servindo de modelo para outros programas.
O apresentador convidava os telespectadores a enviar uma carta contando suas necessidades (como uma ferramenta de trabalho, um carro, uma casa) ou desejos (como uma viagem, um quimono, um instrumento musical). As milhares de cartas recebidas passavam por uma triagem dos produtores do programa, sendo que algumas dessas cartas eram enviadas para outras celebridades da emissora, como o apresentador Boris Casoy.
Os telespectadores cujos casos eram selecionados, eram convidados a ir gravar o programa, onde suas vidas eram apresentadas e o pedido justificado, na esperança de ter a solicitação realizada. O apresentador do programa mantinha suspense sobre esse acontecimento, até a hora do clímax, a abertura de duas portas que corriam, abrindo para onde estaria um empresário benemérito (ou outros) que apadrinharia o desejo e a necessidade do participante.

[editar]Resultados

Grande parte dos pedidos eram atendidos pelo programa. Aqueles não atendidos poderiam voltar a participar, se desejassem, enviando novas cartas. Houve participantes que gravaram mais de um programa.
O quadro nunca chegou à liderança de audiência, mas foi um dos de maior sucesso realizado por Silvio Santos. Um dos bordões mais famosos deste apresentador surgiu neste programa.
Cquote1.svgVamos abrir as portas da esperança!!…Cquote2.svg

[editar]Término e sucessores

O quadro deixou de ser exibido em meados da década de 1990, ainda que o Programa Silvio Santos tenha continuado. Posteriormente, houve na televisão diversos programas comerciais de caráter assistencialista, porém com quadros e formatos diferentes, como Programa do RatinhoShow da Gente (Um Dia de Princesa), Domingo Legal (De Volta para Minha Terra e Construindo um Sonho), Programa do Gugu (Sonhar mais um Sonho e De Volta pro Meu Aconchego), Caldeirão do Huck (Lar Doce Lar e Lata Velha), dentre outros.
Ícone de esboçoEste artigo sobre Televisão no Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Porta_da_Esperan%C3%A7a

Nenhum comentário:

Postar um comentário