Período clássico é o período da música erudita ocidental entre a segunda metade do século XVIII e o início do século XIX, caracterizada pela claridade, simetria e equilíbrio. Os compositores mais conhecidos do período são Franz Joseph Haydn (1732-1809), Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) e Ludwig van Beethoven (1770-1827), embora este último, mostrava características do Romantismo desde sua Terceira Sinfonia.
Na cultura ocidental, a segunda metade do século XVIII coincidiu com a última parte do Período do Iluminismo. Este movimento, humanitário e secular por natureza, enfatizava a razão, a lógica e o conhecimento. Aqueles que se baseavam na religião, na superstição e no sobrenatural para manterem as posições de poder, viram a sua autoridade questionada e eventualmente reduzida. A crença nos direitos humanos e na irmandade sobrepôs-se ao direito divino dos reis, até então considerado inegável. Ambas as revoluções americana e francesa foram combatidas durante esta metade do século. Considerando este período como um grande ponto de reviravolta, os filósofos e escritores promoveram a razão em detrimento do costume ou da tradição como o melhor guia da conduta humana. Uma mudança paralela ocorreu na música ocidental durante a segunda metade do século XVIII. Denominado normalmente "Período Clássico", este período musical era caracterizado pela objectividade (controlo, brilho e requinte), claridade, periodicidade (fraseologia regular) e equilíbrio.
Na história da música ocidental, o estilo que se desenvolveu durante os anos precedentes (1720/30 - 1770) é conhecido por "pré-clássico" ou menos pejorativo, o estilo de "meados do século". O gosto musical alterou-se profundamente como aconteceu com as artes visuais. Tal como estas últimas que revelaram uma preferência pelo equilíbrio e pela claridade da estrutura, também estas características tornaram-se pontos fulcrais para os compositores. No início, a composição musical passou de um estilo ornado do período Barroco para um estilo popular de extrema simplicidade. Os compositores deste período criaram obras que transpareciam claridade e acessibilidade acima de tudo; na verdade, reagiam contra o denso estilo polifónico do último período Barroco. Estas características encontram-se nas sinfonias de compositores como Giovanni Battista Sammartini (1700/01-1775) e Johann Stamitz (1717-1757). Estes traços de claridade e simplicidade, juntamente com uma elaboração sistemática de ideias, uma aproximação universal à expressão musical e uma preocupação com o equilíbrio entre estrutura e expressão, formam a base do estilo clássico.
Embora muitos compositores tenham vivido e composto durante o Período Clássico, as três maiores figuras são Franz Joseph Haydn (1732-1809), Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) e Ludwig van Beethoven(1770-1827). Cada um contribuiu significativamente para a sinfonia, a sonata para piano, a música de câmara- o quarteto de cordas em particular - e para a música de igreja. Todos utilizaram a Forma-sonata, que constitui o cerne do Período Clássico. A estrutura da sonata clássica, dependendo primeiro e principalmente do movimento harmónico, foi a forma predominante numa vasta série de primeiros movimentos de sinfonias, sonatas e obras de câmara. Foi também utilizada de outras formas, assim como em movimentos lentos e conclusivos dos géneros mencionados, em movimentos de grande magnitude, aberturas e em algumas partes de óperas. Neste último campo, Haydn e Mozart escreveram obras que foram bem recebidas pela audiência de então; contudo, só Mozart foi incluído no actual repertório lírico.
Os historiadores teriam inserido facilmente Haydn e Mozart no Período Clássico. A vida de ambos encaixa-se nitidamente no período em questão; além disso, neles encontra-se uma exploração preliminar do estilo dos meados do século, que depois é convertido num estilo mais pessoal e totalmente desenvolvido, trazendo consigo os traços esperados de um compositor clássico. Beethoven é mais problemático porque a sua música abrange os períodos clássico e romântico. As suas primeiras obras (até cerca de 1802) inserem-se no estilo do período em questão. As últimas obras, cheias de drama, tensão, exploração harmónica e estrutural são melhor discutidas dentro do contexto do século XIX.
[editar]Linha do tempo
Esta é uma linha do tempo com os principais e mais influentes compositores Clássicos, separados por período e estética musical.
Nota: Algumas datas possuem apenas valor aproximado.
[editar]Grandes compositores do Período Clássico
- Andrea Luchesi
- Antonio Salieri
- Antonio Soler
- Carl Maria von Weber
- Carl Philipp Emanuel Bach
- Carl Stamitz
- Carlo Antonio Campioni
- Christoph Willibald Gluck
- Domenico Cimarosa
- Fernando Sor
- François-André Danican Philidor
- Franz Danzi
- Franz Joseph Haydn
- Franz Schubert
- Georg Christoph Wagenseil
- Giovanni Battista Sammartini
- Giovanni Paisiello
- Giuseppe Bonno
- Christoph Willibald von Gluck
- Johann Christian Bach
- Johann Christoph Altnickol
- Johann Christoph Friedrich Bach
- Johann Ladislaus Dussek
- Johann Nepomuk Hummel
- Johann Schobert
- John Field
- Josef Myslivecek
- Joseph Haydn
- Joseph Martin Kraus
- Karl Ditters von Dittersdorf (1739 - 1799)
- Karl Friedrich Abel
- Leopold Mozart
- Ludwig van Beethoven
- Luigi Boccherini
- Luigi Cherubini
- Michael Haydn
- Wolfgang Amadeus Mozart
- Muzio Clementi
- Pe. José Maurício Nunes Garcia
- Pieter Hellendaal
- Tommaso Traetta
- Wilhelm Friedemann Bach
- William Billings
[editar]Bibliografia
- Blume, Friedrich. Classic and Romantic Music: A Comprehensive Survey. Translated by M. D. Herter Norton. New York: W. W. Norton and Co., 1970.
- Heartz, Daniel. Haydn, Mozart, and the Viennese School, 1740-1780. New York: W. W. Norton and Co., 1995.
- Rosen, Charles. The Classical Style: Haydn, Mozart, Beethoven. New York:W. W. Norton and Co., 1971.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Per%C3%ADodo_cl%C3%A1ssico_(m%C3%BAsica)
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