Método de composição


O processo de composição musical pode ser matemático (racional) ou intuitivo (através de improvisação). A construção pode basear-se em uma forma musical (jazzrockmpb, etc.) a partir da qual se definem padrões harmônicos.
A música que contém elementos escolhidos ao acaso é chamada de Música aleatória e é freqüentemente associada a John Cage e Witold Lutoslawski.
Música eletrônica é um gênero musical que inclui todos os sons registrados por microfones (musique concrète ou música concreta - a vertente francesa, surgida em Paris -, na qual os sons naturais são, após o registro propriamente dito, reprocessados através de recursos eletrônicos) e também aqueles produzidos por geradores eletrônicos de sons (elektronische musik ou música eletrônica pura- a vertente alemã, surgida em Colônia -, no sentido de que os sons são sintetizados ou construídos utilizando-se exclusivamente aparelhos eletrônicos). A utilização simultânea de sonoridades concretas e sons eletrônicos puros resulta, do ponto de vista exclusivo do material sonoro utilizado, na realização de música eletroacústica, que tem na peça Gesang der Jüngling (1955-56) (O Canto dos Adolescentes) de Stockhausen, o exemplo pioneiro e mais significativo.
Acousmatique ou acusmática é a música eletrônica que é ouvida sem que sua causa/origem seja visível, ou seja, um trabalho feito em estúdio e reproduzido em alto-falantes num show, sem a intervenção de instrumentistas. E a utilização simultânea, ao vivo, de instrumentos e fita chama-se música eletroacústica mista, ou música eletrônica viva, ou música eletroacústica em tempo real.

[editar]Ver também

Ícone de esboçoEste artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A9todos_de_composi%C3%A7%C3%A3o

Nenhum comentário:

Postar um comentário