História da Rede Manchete Até 1997


Índice

  [esconder

[editar]Concessões

A concorrência para as duas novas redes de televisão foi realizada pelo Governo Federal do Brasil em 1980, depois que a TV Tupi foi cassada. Participaram da concorrência, alguns dos grupos que concorreram foram o AbrilSílvio SantosBloch, e o Jornal do Brasil.
Ganharam os grupos Sílvio Santos e Bloch. As nove concessões de TVs extintas da Rede Tupi, cassadas em 1980, mais a vaga da Rede Excelsior, sediada na cidade de São Paulo, cassada em 1970, e da TV Continental, sediada na cidade do Rio de Janeiro, cassada em 1972 foram cedidas ao jornalista e empresário Adolpho Bloch e ao empresário e apresentador Silvio Santos, em 19 de agosto de 1981 pelo presidente do BrasilJoão Figueiredo.
Nesse dia, passaram às mãos de Bloch, quatro canais que pertenciam à Rede Tupi e Rede Excelsior. Outras quatro concessões da Rede Tupi mais o canal da TV Continental foram cedidas a Sílvio Santos, que lançou o SBT, no mesmo dia. O Grupo Bloch decidiu adiar o lançamento da emissora, para poder preparar o projeto da nova rede.
A Rede Manchete ficou com o canal 6 do Rio de Janeiro (antiga TV Tupi carioca), o canal 9 de São Paulo (antiga TV Excelsior), o canal 2 de Fortaleza (antiga TV Ceará), o canal 4 de Belo Horizonte (antiga TV Itacolomi) e o canal 6 do Recife (antiga TV Rádio Clube de Pernambuco).
De fato, o SBT é sucessor da Rede Tupi de Televisão e já a Manchete era sucessora da Tupi e Excelsior. A nova rede recebeu o nome da revista Manchete, carro-chefe da Bloch Editores desde sua estreia em 26 de abril de 1952. O canal 9 do Rio, que Silvio Santos ganhou, usou para transmitir a TV Record, e depois mudou o nome da emissora para TV Corcovado e teve que vender para a Rede CNT, pois já havia o canal 11 na cidade.
Há também uma polêmica que dura até hoje de que a concessão da Manchete seria para o Grupo Abril, pois o grupo nunca se conformou em ter perdido aquela concorrência para Bloch e aponta o favorecimento do regime militar brasileiro como motivo da vitória.
Por outro lado, o Grupo Bloch demonstrou que nunca esteve preparado para arcar com os custos da criação de uma rede de televisão e devido a este equivoco encontrou-se em estado pré-falimentar nas crises de 1992 e 1998.

[editar]A inauguração

Sede da TV Pampa de Porto Alegre, primeira emissora afiliada à Manchete.
Quase dois anos depois das concessões, a Rede Manchete foi ao ar pontualmente às 19h do domingo, no dia 5 de junho de 1983, contando com um investimento inicial na casa dos US$ 50 milhões de dólares, um investimento altíssimo para a época. Logo na estreia, a Rede Manchete chegou com grandes inovações. Foi colocada no ar uma contagem regressiva futurística de 8 segundos para um informe da Petrobras anunciando o lubrificante Lubrax e dando boas-vindas a nova emissora brasileira. Seguiu um discurso no ar de Adolpho Bloch no cenário do jornalismo da emissora. Em seguida, foi colocada no ar a 1a vinheta interprogramas futurística,onde a letra "M" dourada,amarela clara ou escura,voa e explode com várias "M"'s e aparece o nome rede manchete.nessa 1a vinheta interprogramas futurística,apareceu a mensagem em que oficializava a entrada do ar a rede e a primeira afiliada: a TV Pampa, de Porto Alegre, onde contava com várias "emissoras gêmeas" da mesma TV no interior do estado do Rio Grande do Sul. Em seguida, foi ao ar uma moderna vinheta, um clipe onde uma nave, representada pelo "M" (logotipo da emissora), sobrevoava as principais cidades brasileiras e aterrissava no alto do prédio da Rua do Russel, no Rio de Janeiro, local da emissora. A moderna vinheta permaneceu no ar durante os 16 anos da emissora, a mais longa vinheta de uma televisão brasileira e também do mundo.
No dia da inauguração, era possível ler os lábios de Adolpho Bloch perguntando: "Cadê o som?". Depois do imprevisto, que atrasou em 4 minutos o evento, disse: São coisas eletrônicas, uma pecinha só e pronto!. E depois continuou: Meus amigos, hoje é um dia importante para a Família Manchete. Como você sabe, a nossa riqueza é o trabalho e o otimismo. Para nós, a televisão foi um desafio. Estamos felizes em continuar contribuindo para a construção de um Brasil grande. O presidente João Figueiredo confiou em nossa imprensa. Para nós, a televisão representa responsabilidade. Estamos produzindo uma programação de alto nível. É um dever mencionar o pioneiro Assis Chateaubriand, um homem de grande visão. Apresento minhas saudações à TV Educativa, à TV Cultura, à TV Bandeirantes, à TV Gazeta, à TV Sílvio Santos (referindo-se à TVS, atual SBT), àTV Record, às emissoras independentes e à Rede Globo de Televisão. Meus agradecimentos ao Dr. Roberto Marinho. Nossa amizade já passa de meio século. Deixo com vocês, meus amigos, a Rede Manchete de Televisão. Ela está no ar..
A emissora carioca tinha como sua cabeça de rede no Rio de Janeiro e era sediada num majestoso prédio, arquitetado por Oscar Niemeyer, na Rua do Russel, 744-766-804, no bairro da Glória (Zona Sul do Rio de Janeiro). Em 1991, a emissora inaugura sua nova sede em São Paulo, que era nos bairros do Sumaré (antena transmissora) e Casa Verde (Zona Norte), na Av. Prof. Ida Kolb, 551.
O primeiro programa a ser exibido foi um show denominado Mundo Mágico, contando com a participação de diversos conjuntos musicais e artistas, com várias atrações, dentre elas o recente grupo musical Roupa Nova, que foi transmitido ao vivo. A audiência chegou a incomodar o jornalístico Fantástico, exibido pela Rede Globo. Depois do show, a Rede Manchete colocava no ar o primeiro filme exibido em sua história o filme inédito Contatos Imediatos do Terceiro Grau, de Steven Spielberg, que colocou a emissora na liderança em audiência, alcançando 27% contra 12% registrados pela Rede Globo na capital carioca. Isso acabou assustando um pouco as outras emissoras.
Entrava no ar o Clube da Criança, revelando a apresentadora infantil, modelo e manequim Xuxa. Houve naquela época uma grande polêmica sobre a mesma, que chegou a posar nua em várias revistas masculinas, a última foi poucos meses antes de estrear como apresentadora infantil. Xuxa permaneceria à frente da atração até ser contratada pela Rede Globo, em 1986.
Foi adotado o primeiro slogan "Televisão de Primeira Classe" e dentre os programas que ganharam destaque nos primeiros meses de transmissão estavam: Conexão Internacional, com Roberto D'ÁvilaBar Academia, com Walmor ChagasPersonaUm Toque de Classe, com grandes nomes da música erudita nacional; XinguConcertos de Ópera e o Jornal da Manchete, telejornal exibido em horário nobre. O primeiro diretor de programação foi Rubens Furtado e o segundo foi Kendey Araújo.
A rede tenta com uma programação de alto nível, com documentáriosjornalismo e programas de entrevistas.
Poucas semanas depois da inauguração, no mesmo mês, o cantor e repórter do Conexão InternacionalCaetano Veloso, provocou polêmica ao entrevistar o vocalista do Rolling StonesMick Jagger. O programa é conduzido pelo jornalista Roberto D'Ávila, com a participação de Walter Salles atrás das câmeras (na época não era diretor de filme). Além de Caetano demonstrar falta de preparo no inglês, o músico ainda foi insultado por Jagger. No dia 25 de junho, o jornalista Paulo Francis publicou na Ilustrada, caderno cultural da Folha de São Paulo, um texto intitulado "Caetano, pajé doce e maltrapilho", que embora elogiasse o baiano por este ser melhor do que Jagger, criticou a roupa usada por ele "de Pajé contra pajé tudo com autoridade imediatamente consagrada pela imprensa, que é mais deslumbrada do que o público (…) É evidente, por exemplo, que Mick Jagger zombou várias vezes de Caetano na entrevista na TV Manchete." Caetano continuou a crítica ao perguntar para Jagger se ele é tolerante com os povos latino-americanos: "O pior momento foi aquele em que Caetano disse que Jagger era tolerante e o líder dos Stones disse que era tolerante com latino-americanos (sic), uma humilhação docemente engolida pelo nosso representante no vídeo. Essa pergunta simplesmente não se faz em televisão, ou até em jornal. É de um amadorismo total. Só serve para seminários de 'comunicação' no interior da Bahia. Não é uma pergunta jornalística. Jagger começou a debochar aí." O artigo não provocou uma resposta imediata de Caetano, que só mencionou o episódio em outubro do mesmo ano, na coletiva para o show "Uns", em São Paulo: "Agora, o (Paulo) Francis me desrespeitou. Foi desonesto, mau-caráter. É uma bicha amarga. Essas bonecas travadas são danadinhas." e o caso teve repercussão nacional.[1]

[editar]1984-1988

Em fevereiro de 1984, a Rede Manchete estreou na transmissão dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, ocorridos no recém inaugurado Sambódromo da Marquês de Sapucaí. A Manchete transmitiu o evento com exclusividade. A Rede Globo se recusou em cobrir a festa, devido os atritos entre Leonel Brizola, então governador do estado fluminense, e Roberto Marinho, proprietário da emissora. A transmissão foi ao vivo e deu a Manchete liderança folgada, com ibope de 80 pontos, pontuação mais alta já registrada na história.
O ano marcou também pela criação do núcleo de dramaturgia e pela transmissão dos comícios das "Diretas Já".
Em julho, a emissora transmitiu pela primeira vez os Jogos Olímpicos, realizados em Los Angeles.
Ainda naquele mês, entrava no ar Antônio Maria, a primeira novela produzida pela emissora e a série humorística "Tamanho Família".
No mês de agosto a Manchete começou a gravar e exibir a primeira produção de dramaturgia, a minissérie, Marquesa de Santos, protagonizada por Maitê Proença e Gracindo Jr.. Na história, a Marquesa de Santos, era umas das amantes do imperador D. Pedro I, que embora seja casado com a Imperatriz Leopoldina, tinha várias amantes sendo ela a mais conhecida. A trama, repleta de escândalos palacianos que teriam levado à renúncia de D. Pedro em 1831, em meio da maior crise política e social. A minissérie foi um sucesso de audiência.
Em 15 de março de 1985, a rede faz cobertura a posse até então vice-presidente José Sarney, o primeiro civil a assumir a presidência desde o golpe militar de 1964, pois Tancredo Neves, o presidente eleito, foi internado na véspera da posse. A emissora faz total cobertura da agonia e morte do ex-governador de Minas Gerais, ocorrida em 21 de abril do mesmo ano.
No mesmo ano, na primeira fase, como parte da programação voltada para os jovens, é exibido o FM TV nos finais de tarde, o programa de videoclips musicais cuja linguagem visual antecipava a atual MTV Brasil. Alguns de seus apresentadores tornaram-se nomes conhecidos do grande público: Tim RescallaPatrícia PillarEmílio Surita e João Kléber.
Os primeiros sinais de prejuízo surgiram em fevereiro de 1986. A rede acumulava um prejuízo de 80 milhões de dólares e uma dívida que chegava a 23 milhões de dólares. Apesar disso, a partir desse ano, são exibidas outras telenovelas de sucesso produzidas pela Manchete, como Dona Beija, lançada em abril.
Em 21 de abril, ganha nova afiliada em Amazonas e Rondônia: a Rede Brasil Norte.
Em junho, transmitiu pela primeira vez a Copa do Mundo de Futebol, diretamente do México.
Com o agravamento da crise, no mês de setembro acontece a primeira greve de funcionários.
Apesar disso, entre 1986 a 1992, chega a ser a segunda maior rede de televisão do Brasil e a terceira maior potência na TV da América Latina (perdendo apenas a Rede Globo e a rede de televisão mexicanaTelevisa).
TV Brasília, que até então era afiliada do SBT passa a retransmitir a rede em junho, se tornando a principal afiliada.
José Wilker chega ao final do ano para reforçar o núcleo de dramaturgia e coloca no ar em março de 1987 a novela policial Corpo Santo.
Em abril, a emissora estreia Nave da Fantasia, um programa infantil, com outra revelação do talento da apresentadora Angélica, então com apenas 13 anos e que estudava na sétima série do 1º Grau.
Em julho, nova crise na Rede Manchete e são demitidos cerca de 100 funcionários. A linha de shows é desativada. Adolpho Bloch confirma a intenção de vender a rede. Porém, ele desiste de vendê-la em 1988, depois de melhorar a situação financeira da rede.
No segundo semestre, Angélica passa a apresentar o Clube da Criança, totalmente reformulado.
Em 1988, depois de cinco anos insistindo a programação de alto nível, com documentários, jornalismo e programas de entrevistas, a dívida da Rede Manchete sobe para os 34 milhões de dólares, provocando a extinção de programas, que não deram audiência e anunciantes. O investimento de televisão de primeira classe, não teve retorno financeiro e nem audiência, levando a extinção de programas, quase todos da época da estreia de 1983. Os grandes anunciantes não demonstraram qualquer interesse neste tipo de programação, preferindo nas redes Globo, SBT e Bandeirantes, todas com programações populares, geralmente com programação de gosto duvidoso.
Em mais uma tentativa de salvar a emissora são colocados no ar 19 novos programas, entre eles: o humorístico Cadeira de Barbeiro, com Lucinha Lins e Cacá Rosset, e o Sem Limite com Luiz Armando Queiroz. Nas manhãs, o espaço era do jornalismo com a exibição do noticiário Repórter Manchete e do Brasil 7:30, apresentado por Liliane Cardoso direto dos estúdios da TV Brasília. À tarde faziam sucesso os seriadosJaspion e Changeman.
A emissora transmitiu em setembro, as Olimpíadas de Seul, sua segunda olimpíada.

[editar]1989-1991: Auge

Em 1989, a emissora começa a viver o seu apogeu, sendo causa pela vice-liderança absoluta. No jornalismo, a emissora deu um salto com a contratação dos jornalistas Eliakim Araujo e Leila Cordeiro. Os dois foram apresentados à imprensa no Automóvel Clube do Brasil, na Rua do Passeio, no Rio, no mesmo dia da festa de lançamento da novela Kananga do Japão.
No mês de julho, Kananga do Japão ia ao ar (com grande sucesso), protagonizada por Christiane Torloni e Raul Gazolla. No esporte, destaque para as transmissões ao vivo dos jogos da Copa Rio. No jornalismoDocumento Especial: Televisão Verdade, apresentado por Roberto Maya e dirigido por Nélson Hoineff. A emissora lançou o Cabaré do Barata, com o humorista Agildo Ribeiro.
Em março de 1990, a Manchete inicia a exibição da novela Pantanal, às 21hs30min. A novela foi de grande sucesso e os índices de média na audiência da novela superaram pela primeira vez a da Rede Globo, tendo sempre acima de 40 pontos (em alguns casos até 70 pontos em cidades brasileiras) de audiência, a primeira vez que uma rede desbanca a Globo desde 1975, quando a TV Tupi registrou a última liderança. Esta novela influenciou as aberturas de novelas da Rede Globo, onde foram extintas a exibição do final do capítulo anterior e o intervalo comercial, passando a novela da Globo ser exibida logo em seguida à finalização do Jornal Nacional.
O Documento Especial: Televisão Verdade estreia na grade da emissora. Em junho, a emissora transmitiu a Copa do Mundo da Itália, tendo o ex-treinador João Saldanha como comentarista. No entanto, ele acabaria morrendo pouco tempo depois, vitimado por problemas cardíacos.
Em dezembro, ia ao ar a novela A História de Ana Raio e Zé Trovão, sucedendo Pantanal. Apesar não repetir o sucesso da antecessora, terminou com a média de 20 pontos, com picos de 35 pontos, mantendo-se na vice-liderança.
Em 1991, o cinema brasileiro ganhou destaque na programação, através de uma das principais sessões de filmes da emissora, o Cinema Nacional. No mesmo ano, o diretor Jayme Monjardim reúne com todos os representantes das emissoras afiliadas da rede para anunciar a nova programação visual da Manchete, acompanhada por novos programas.
Em agosto do mesmo ano, foi anunciada a venda da emissora para o empresário Paulo Octávio (então deputado federal que era filiado ao PRN (atual PTC)), amigo do presidente Fernando Collor, mas nada se concretizou.
A Manchete começa a investir bilhões de cruzeiros na nova novela Amazônia, que entra no ar no final de 1991.
Durante a exibição do Pantanal (1990) e d'A História de Ana Raio e Zé Trovão (1990-1991), a Rede Manchete já tinha praticamente todas as afiliadas e repetidoras em todas as Capitais e inúmeros municípios, tornando-se de fato uma Rede Nacional com cobertura em praticamente todo o Brasil.

[editar]1991-1994: Primeira crise

Em agosto do mesmo ano, foi anunciada a venda da emissora para o empresário Paulo Octávio (então deputado federal que era filiado ao PRN), amigo do presidente Collor, mas nada se concretizou.[2]

[editar]1992

Em janeiro de 1992, entra no ar Almanaque, programa de variedades apresentado por César Filho e Tânia Rodrigues.
A nova novela Amazônia, até então promessa de repetir o sucesso de Pantanal, começa dar baixos índices de audiência e torna-se um fracasso de audiência (apenas 2 pontos). A emissora coloca no ar a continuação Amazônia - Parte II, após saída de personagens que não agradaram o telespectador. Mesmo assim, mantém os baixos índices de audiência e por causa disso, entrou em grave crise econômica (a causa principal conhecida foi o altíssimo investimento na novela, que acabou em prejuízo estrondoso).
A nova programação visual prometida por Monjardim não dá certo, pois ele é demitido por Pedro Kapeller (sobrinho de Adolpho Bloch), provocando a crise. Neste ano também a Rede Manchete deixava de ser vice-líder de audiência, após perder a posição ao SBT, ficando como terceira colocada.
Com o agravamento da crise, em abril, Adolpho Bloch começou a procurar um comprador para a emissora. O Grupo IBF (Indústria Brasileira de Formulários), presidida pelo empresário Hamilton Lucas de Oliveira, se ofereceu para cuidar da emissora. A rede começa a ser negociada com o Grupo IBF, que fez fortuna com a impressão de raspadinhas.
Em maio, concretizava-se a venda da Rede Manchete de Televisão para o Grupo IBF, 670 funcionários foram demitidos e a base de operações foi transferida para São Paulo.
Em junho, era oficializada a venda para o IBF, até a Bloch Editores se reestabilizar em 1994, quando o grupo voltaria ao controle da emissora.
Já na nova administração estreia, com apresentação de Clodovil Hernandes, o programa Clodovil Abre o Jogo. Com a saída do Documento Especial: Televisão Verdade (que foi para o SBT) foi criada o Manchete Especial: Documento Verdade, com apresentação do ator Henrique Martins, para sanar a perda do programa.
Em julho, a emissora transmitiu os Jogos Olímpicos de 1992, realizado em Barcelona.
A emissora faz cobertura nas denúncias que levaram o impeachment ao então Presidente Collor, entre abril a dezembro.

[editar]1993: Retorno às mãos de Adolpho Bloch

Pela primeira vez, em fevereiro de 1993, a emissora não fez a cobertura do carnaval carioca.
Em São Paulo, o atraso no pagamento de salários, alguns desde 1992, leva os funcionários retirarem a TV Manchete São Paulo do ar, ao interromperem a programação da emissora no fim da tarde do dia 15 de março. Eles exibem em seguida um protesto escrito, colocando no ar um slide denunciando a falta dos pagamentos e o sucateamento da emissora. De imediato, é deflagrada a greve de funcionários.
O atraso dos salários e o sucateamento da emissora levaram a Bloch a entrar com um processo na Justiça a fim de retomar a emissora. Através de medida cautelar, a emissora retornou ao controle da família Bloch em 23 de abril, quando a Justiça do Rio de Janeiro devolve a Rede Manchete de Rádio e Televisão ao empresário Adolpho Bloch, alegando que a IBF, do empresário Hamilton de Oliveira, descumpriu cláusulas contratuais. Bloch alega que o IBF não completou o pagamento da compra, mas Hamilton de Oliveira alega que o pagamento não foi completado em função do valor das dívidas da rede ser o dobro do informado pelo Grupo Bloch. A retomada da rede foi um ano antes do acerto do entre IBF-Manchete. Após a retomada, Seu Adolpho, como era conhecido, o sobrenome do fundador (bloch em letras minúsculas) acompanha abaixo da famosa logomarca da emissora M.
Por causa da perda de audiência (que levou a venda, a crise e a greve) de 1992 a 1993, as primeiras emissoras afiliadas dos anos 80 deixam a Rede Manchete, passando para o SBT e à Bandeirantes.
A então desconhecida Igreja Renascer em Cristo teve um importante papel na recuperação da Manchete no período posterior ao cancelamento da venda da emissora para o Grupo IBF, arrendando uma significativa parcela da programação das rádios AMFM e TV Manchete.
Após a perda da emissora, Hamilton entrou com um processo, que foi conseguido, na Justiça do Estado do Rio de Janeiro, para que a Manchete não poderia ser vendida sem autorização do mesmo, que se considera o legitimo dono da Manchete. O processo perdura por seis anos.
Na parte esportiva, consegue os direitos de transmissão da Fórmula Indy-CART, que por quase dez anos era exibida pela Bandeirantes.
A emissora colocou no ar a novela Guerra Sem Fim no final de 1993 e lançou Raio Laser, programa de video-clip, com apresentação de Nato Kandall.

[editar]1994

Em 1994, entrou no ar a novela 74.5 - Uma Onda no Ar, produzida pela TV Plus. Entre junho e julho, a emissora fez o compacto da novela, para não coincidir com os horários das partidas da Copa dos Estados Unidos.
Em 11 de maio, Hamilton Lucas de Oliveira, dono da Indústria Brasileira de Formulários (IBF), e a direção da TV Manchete são condenados pela CPI da TV Jovem Pan por crimes de corrupção ativaformação de quadrilhasonegação fiscal e enriquecimento ilícito. No mês seguinte, dia 8 de junho, o relatório final da CPI recomenda o afastamento dos diretores da TV Manchete e de Hamilton Lucas de Oliveira. Eles foram excluídos de qualquer sociedade que tenha por finalidade administrar ou explorar concessões públicas.
A emissora não fez a cobertura da Copa de 1994, vencida na final pelo Brasil.

[editar]1995-1997: Reerguimento

[editar]1995

Com o fim da grave crise, ensaia um reerguimento entre 1995 a 1997, marcado principalmente pelos sucessos de novelas, desenhos japoneses, telejornais, programas policiais, esportivos (como A Grande Jogada), o aluguel de programas de televendas (especialmente do Grupo Imagem com o famoso 011-1406) e religiosos evangélicos das igrejas Renascer em Cristo e Internacional da Graça de Deus (apesar de representassem na época por volta de 10% da população).
No mês de fevereiro, a emissora voltava a transmitir o Desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro.
Acontece o embargo de bens da emissora pelo estatal Banco do Brasil por causa das dívidas. De 1995 até 1997, as primeiras emissoras afiliadas dos anos 1980 e inícios dos anos 90 começam deixar a Rede Manchete, passando para as redes Record e a CNT.
Devido ao processo em que Hamilton Lucas ter entrado contra Bloch para que a rede não seja vendida sem o consentimento dele em 1993, a direção do Grupo Bloch decide criar o Bloch Som & Imagens, que ficou responsável por produzir as novelas, sem o risco de voltar para o controle do Grupo IBF.
Os anúncios já estavam no ar para a estreia do semanal Seu Boneco nas Paradas. O programa iria ao ar aos sábados e significaria a volta da emissora à produção de programas de auditório, com números musicais e shows de calouros. Contaria ainda com a participação de personalidades em seu júri como Chiquinho ScarpaRogériaMagda Cotrofe e João Roberto Kelly. A tentativa de se fazer um “Novo Chacrinha”não deu certo e o programa foi extinto. O humorista Lug de Paula, que interpretava o personagem "Seu Boneco", apresentava ainda o Clube do Sr. Boneco, de segunda à sexta, com apenas dez minutos de duração.
Vai ao ar a novela Tocaia Grande, baseada em obra de Jorge Amado, com índice de audiência que alcançou em média 20 pontos.
A emissora passou a apelar para a nudez como foco principal de sua estratégia de conseguir audiência na noite e madrugada, tentando ficar no segundo lugar na guerra contra o SBT de Sílvio Santos, perdendo - como de esperado - somente para a líder Rede Globo, voltando ser a vice, perdida em 1992.
Em setembro, Carlos Amorim assumiu a direção de programas jornalísticos e no dia 18, estreava o polêmico 24 Horas. Idealizado por Fernando Barbosa Lima e apresentado por Solange Bastos, era um programa altamente sensacionalista que explorava imagens fortes, mostrando a "realidade nua e crua". A crítica o viu como uma reedição do Documento Especial: Televisão Verdade, levado ao ar em 1990. O programa atraiu significativa audiência e ajudava a formar uma grade de programação mais popular.
No início de novembro, Márcia Peltier trouxe para a televisão brasileira o primeiro jornalístico baseado em pesquisas. O Márcia Peltier Pesquisa estreou no dia 8 de outubro e atraiu uma audiência de cerca de 10 pontos, o que acelerou a subida da emissora. A programação da Manchete se fixava e a emissora fidelizava sua audiência.
Em 20 de novembro, um golpe: morre o empresário e dono da emissora, Adolpho Bloch, aos 87 anos; seus parentes assumiram a presidência.

[editar]1996

No início de 1996, a rede crescia e programas como o Câmera Manchete ganhavam destaque e audiência.
Uma nova vinheta marcaria o início da programação desse novo ano com o slogan: "Rede Manchete, você em Primeiro Lugar".
Depois de transmitir o carnaval, em fevereiro, a Manchete se preparava para lançar uma programação popular e ao mesmo tempo com muitos documentários. As novidades começaram já no dia 9 de fevereiro, com a estreia do Programa Raul Gil aos sábados. O clássico programa seria o grande trunfo da emissora para largar de vez o perfil da "TV de 1ª Classe". A audiência subiu, tornando a emissora líder de audiência por várias vezes nas tardes de sábado.
As novidades continuavam com a estreia em abril do esportivo Toque de Bola, um debate apresentado pelo veterano Paulo Stein aos domingos, das 21hs30min às 22hs30min. No mesmo embalo, após o programa terminar, estreava O Grande Júri, com José Carlos Cataldi, que acabou não tendo sucesso.
No mesmo pacote das novidades, voltavam "do fundo do baú" as séries National Kid e Ultraman, além da estréia dos desenhos japoneses Sailor MoonShurato e Samurais Warriors.
Em abril, seguindo a linha dos jornalísticos, entrava no ar o Na Rota do Crime, apresentado por Marcos Hummel, que seria exibido todas as sextas na faixa das 22hs30min. O propósito do programa era acompanhar os policiais em diversas operações pelas favelas nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Sendo assim, chegou muitas vezes a liderar a audiência no horário com médias de até 16 pontos. Com mais essa novidade, a faixa das 22h30 estava dedicada a programas jornalísticos de segunda à sexta.
Em junho, a emissora comemorava 13 anos com uma grande festa. Foram dois shows com artistas famosos: um para os funcionários com Daniela Mercury, e outro para o público, em plena tarde de domingo noAterro do Flamengo, em frente ao prédio-sede da emissora. O show durou das 16hs às 20hs e contou com as participações dos grupos Só Pra Contrariar (SPC), Double YouRoupa Nova e Os Morenos.
Em meio às novidades dos "13 anos", dois programas estreariam no dia seguinte: Gente Importante, apresentado por Anna Bentes Bloch, com entrevistas nas tardes de segunda à sexta, e Manchete Verdade, um telejornal no estilo de uma revista eletrônica, com ancoragem de Marcos Hummel e as participações diárias de Dora Bria (esportes), Carlos Chagas (política), Tamara Leftel (economia) e Ique (charges). A emissora se firmava como o canal da notícia e da informação.
Nas noites de sábado estreou o programa Uma História de Sucesso, que mostrava a trajetória de cantores e grupos musicais do Brasil e do mundo e também mostrava o dia a dia de personalidades famosas da música e da televisão.
No mês de julho e agosto, a Manchete se preparava para apresentar os Jogos Olímpicos de Atlanta de 1996, intitulados Olimpíadas de Ouro. A transmissão do evento contou com a apresentação do Jornal da Manchete por Márcia Peltier, direto da cidade-sede do evento, nos EUA.
Em julho, a Manchete estreava uma nova vinheta que mostrava ao fundo telas de quadros de pintores renomados.
Em setembro, sob o comando de Walter Avancini, entrou no ar Xica da Silva. A novela conta a história da escrava Xica da Silva (protagonizada pela então desconhecida Taís Araújo) na época do Brasil Colonial doséculo XVIII, que escandalizou a sociedade de sua época. Exibida entre 22hs10min até 23hs com classificação para maiores de 14 anos, a novela foi um grande sucesso de audiência desde Pantanal, chegando a ultrapassar a Rede Globo. A novela atingiu uma média de 17 pontos com picos de 22. A Manchete estava em segundo lugar absoluta em vários horários e poderia ser considerada a terceira colocada no ranking em audiência e crescimento.
Juntamente com Xica da Silva, era lançada uma nova vinheta, que ficaria no ar até 1999.

[editar]1997

A emissora entra no ano de 1997, sustentada pelo sucesso de Xica da Silva. Para se ter uma idéia, na época da novela, o Jornal da Manchete registrava médias entre oito a nove pontos. Além de sustentáculo para a programação, a arrecadação com a trama possibilitava novos investimentos. Foi destaque no jornalismo da emissora durante o ano: Na Rota do CrimeOperação Resgate24 Horas e Câmera Manchete.
Sendo assim, as novidades vieram rápidas. Entre as novas atrações, estreava Mistério, apresentado por Walter Avancini, que passaria a revezar com o Câmera Manchete as noites de quarta. O propósito deMistério era mostrar fenômenos paranormais ressuscitando a velha fórmula do Acredite Se Quiser, também apresentado no final da década de 1980.
O semanal Na Rota do Crime ganhava agora uma edição diária com meia hora de duração apresentada por Florestan Fernandes.
Marcos Hummel passou a dividir a apresentação do Jornal da Manchete com Márcia Peltier. Essa última alteração, no entanto, durou pouco tempo. Embora a audiência do jornal tivesse aumentado, a emissora tirou Marcos Hummel da apresentação do jornal.
Após um bom desempenho como especial de final de ano de 1996, o musical Mexe Brasil, tornou-se programa fixo semanal. Inspirado no especial Samba Brasil, estreou nas noites de sábado, indo ao ar logo após o Jornal da Manchete.
Nas tardes de domingo, em parceria com a TV Ômega, de Amílcare Dallevo, uma nova proposta surgia. A emissora trazia de volta o veterano Jota Silvestre, juntamente com Marcelo AugustoThunderbird e duas crianças: Luís Fernando (que anos depois se tornaria o jornalista e apresentador Luiz Bacci, no SBT) e Isabella, no comando do Domingo Milionário. Com muitos jogos e brincadeiras, o programa oferecia o prêmio máximo de 1 milhão de reais, além do sorteio de vários carros entre os participantes que telefonassem a partir do sistema "0900". Jota Silvestre trouxe de volta seu velho sucesso, o quadro "O Céu é o Limite". Mais tarde, Sérgio Reis entrava no programa apresentado o campestre Sérgio Reis do Tamanho do Brasil (seria retomado pouco tempo depois, no SBT).
A emissora lançou também a menina Debby Lagranha, de apenas cinco anos de idade, como apresentadora da nova versão do Clube da Criança, exibido às 18hs, com apenas meia hora de duração. A atração veio como uma resposta ao programa "Disney Club" do mesmo gênero, que havia estreado no SBT meses atrás.
Para as tardes, a emissora lançou o feminino Mulher de Hoje, comandado por Beth Russo, que mesclava, entre outros assuntos, dicas de beleza, culinária, artesanato e entrevistas.
Em 10 de agostoPatrícia Luchesi (mais conhecida pelo comercial onde aparece ganhando o primeiro sutiã em 1988) e o cantor Sérgio Reis, estréiam Sérgio Reis do Tamanho do Brasil. Patrícia interpreta a empregada matuta Marinilda, enquanto Sérgio fazia o papel do próprio cantor real. Além dos esquetes, o programa trazia ainda convidados como Roberta MirandaZezé di Camargo & Luciano e até o autor de novelas Benedito Ruy Barbosa.[3]
Em 19 de agosto, com o fim de Xica da Silva, entrava no ar Mandacaru, baseada na história do cangaço. Apesar de a novela ser um sucesso, não repetiu o sucesso da anterior, ficando presa à média de 8 pontos de audiência com os picos de 12 pontos, mas reage e tem 11 pontos com 15 picos de audiência.
Nesse período, a TV Manchete perde o terceiro lugar em audiência para a Rede Record, que estava em fase de expansão,acaba ficando na quarta posição.
Em 23 de agostoSula Miranda estreou o Sula Miranda Show, nas noites de sábado. O Mexe Brasil, por sua vez, foi transferido para a quinta-feira, substituindo o independente Business, que passou para as noites de domingo.
Nessa mesma época, estreava o programa de entrevistas de segunda as sextas Sandy & Júnior Show, que por sinal acabou permanecendo no ar alguns meses. Em seu lugar, estreou o Manchete Clip Show, programa de videoclipes exibido de segundas às sextas.
Em 13 de outubro, o humorista Tiririca estreava o programa infantil Vila do Tiririca. Exibido de segunda, às sextas-feiras, entre 18hs30min até 19hs,[4] a atração ficou poucos meses no ar e Tiririca transfere-se para o SBT.
Durante os meses de novembro e dezembro, a Rede Manchete realizou uma grande campanha para arrecadar fundos em benefício ao natal de pessoas carentes. A campanha denominada Natal Feliz teve o apoio da Fundação Renascer em Cristo, com participação e apoio de todo o elenco da emissora.
No dia 5 de dezembro, o então técnico da Seleção Brasileira, Zagallo, estreava o programa Bate Bola com Zagallo, no ar nas sextas-feiras às 23hs40min, com 5 minutos de duração.[5] Zagallo recebe mais de R$ 5 mil por mês.[6] No entanto, a atração ficou poucos meses no ar.
No mesmo mês, Beth Russo deixa o programa Mulher de Hoje e é substituída interinamente por Celso Russomanno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário