Um designer de jogos (do inglês Game Designer; Game: Jogo, Designer: desenhista, projetista) é uma pessoa que projeta jogos. No Brasil o termo, normalmente, é utilizado para referir-se a uma pessoa que projeta jogos para computador ou jogos para video games, mas também pode ser referido a quem projeta jogos convencionais, como jogos de tabuleiro, jogos de cartas colecionáveis e RPGs.
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[editar]História
No início da história dos jogos eletrônicos, os designers de jogos eram muitas vezes o programador principal ou o único programador para um jogo. Este é o caso de designers famosos como Sid Meier e Will Wright. Esta pessoa às vezes também incorporava todo o time de arte. Enquanto os jogos ficavam mais complexos e os computadores e consoles ficavam mais poderosos (permitindo mais características), o trabalho de designer de jogos tornou-se uma função separada, com o programador principal dividindo seu tempo entre as duas funções, indo de um papel para o outro.
Mais tarde, a complexidade dos jogos subiu ao ponto aonde começou a precisar de alguém que se concentrasse inteiramente no design do jogo. Muitos veteranos escolheram o design de jogos para não precisar programar e passar estas funções para os outros.
Hoje em dia, é raro encontrar um jogo eletrônico aonde o programador principal também é o designer principal, exceto em casos de jogos relativamente simples, como Tetris ou Bejeweled. Com muitos jogos complexos, como MMORPGs, os designers podem chegar a dezenas! Nestes casos, há geralmente um ou dois designers principais e vários programadores iniciantes que especificam subsistemas ou subconfigurações do jogo.
Hoje em dia, a indústria dos jogos é a que mais fatura no mundo, segundo dados da Reuter.[carece de fontes]
[editar]Designers de jogos Famosos
Sem Informações.
[editar]Designers de jogos eletrônicos
- Akira Toriyama e Hironobu Sakaguchi em Chrono trigger.
- Brian Reynolds, Civilization II, Sid Meier's Alpha Centauri e Rise of Nations
- Chris Crawford
- Danielle Bunten Berry, de M.U.L.E. e Seven Cities of Gold
- Goichi Suda de Killer 7
- Hideo Kojima da série popular Metal Gear Solid
- Hironobu Sakaguchi da popular série Final Fantasy
- Jon Freeman, designer da série de jogos Archon
- John Romero de Wolfenstein 3D, a série DOOM e Quake
- Richard Garriott (Lorde britânico), desenvolvedor da série Ultima de jogos para computador
- Shinji Mikami da famosa série de jogo de survival horror Resident Evil,Devil May Cry,Onimusha entre outros
- Sid Meier, famoso por Civilization e Railroad Tycoon
- Shigeru Miyamoto do Donkey Kong, The Legend of Zelda e da série Super Mario
- Peter Molyneux da série Populous, Black and White, Theme Park e dos 3 jogos de Fable entre outros.
- Roberta Williams, designer da série de jogos para computador King's Quest, Phantasmagoria, entre muitos outros
- Will Wright, designer de SimCity e The Sims, além de seu recente sucesso Spore
[editar]Designers de jogo de cartas colecionáveis
- Richard Garfield - por jogo de cartas colecionáveis como: Magic: The Gathering, Vampire: The Eternal Struggle, Battletech, Netrunner e jogos de tabuleiro como: Robot Rally e Grand Dalmuti
[editar]Designers de RPG
- Gary Gygax e Dave Arneson - criadores de Dungeons & Dragons
- Steve Jackson - criador da empresa de Steve Jackson Games desenvolvedora de jogos como o RPG GURPS e os Jogos de carta colecionáveis Illuminati e Munchkin.
[editar]Designers de jogos de tabuleiro
- Charles Darrow - criador da versão atual do Banco Imobiliário
- Klaus Teuber - criador de Descobridores de Catan
- Mordecai Meirowitz - criador de Mastermind
[editar]Designers Brasileiros
- Fernando Fonseca
- Luiz Dal Monte Neto, teve cerca de 60 jogos publicados, a maioria deles nas décadas de 80 e 90.[1][2][3]
- Mário Seabra um pioneiro na criação de jogos no Brasil. Seu jogo mais conhecido é War II[4]
- Renato Degiovani, Produtor do site TILT online.
- Sílvia Zatz
- Vince Vader
Referências
http://pt.wikipedia.org/wiki/Designer_de_jogos
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