Canal de televisão, numa definição técnica, é uma faixa do espectro de radiofrequência com largura de 6 MHz utilizado para difusão de sinais de TV aberta. Há 12 canais na faixa de VHF (2 a 13) e 69 na faixa deUHF (14 a 83). Há também os canais em microondas (SHF) e os de satélite, de frequência muito mais alta e que requerem receptores especiais. Estes receptores normalmente entregam o sinal para o televisorem um canal de VHF.
Índice[esconder] |
[editar]VHF
Os canais de VHF regulamentados no Brasil são os seguintes:
Canal - faixa (MHz)
| Canal - faixa (MHz)
|
[editar]UHF
Em UHF os 69 canais ocupam as faixas de 470 MHz a 890 MHz.
Canal - faixa (MHz)
| Canal - faixa (MHz)
|
- Nota: os canais 70 a 83 também não são utilizados para televisão, por serem reservados ao serviço de telefonia celular.
[editar]Tipos de canal de televisão no Brasil
[editar]Emissora
Emissora é um local de onde instalando um transmissor e antena pode-se gerar sons e imagens por emissão de radiofrequência. Também onde fica a geradora de determinado canal de TV, que abriga estúdios e equipamentos necessários ao seu funcionamento.
[editar]Retransmissora
Ao contrário de emissora estas também são dotadas de transmissor e antena mas não geram, apenas retransmitem imagens e sons para determinada localidade onde estão instaladas. O sinal a ser retransmitido vem pela rede de micro-ondas ou por satélite, sendo recebido pela instalação de antenas parabólicas.
[editar]Microgeradora
Segundo lei federal brasileira, todas as estações retransmissoras situadas dentro da Amazônia Legal podem inserir publicidade local e não somente o conteúdo de sua geradora, transformando-se emmicrogeradora.[1]
Referências
http://pt.wikipedia.org/wiki/Emissoras_de_televis%C3%A3o
Nenhum comentário:
Postar um comentário